mulher_bg.jpg

Sobre Elas

Você sabe o que é health coach?

health-coach

A rotina e a velocidade que vivemos nas grandes cidades acabam suprimindo prazeres simples, porém essenciais para uma vida saudável e feliz. Para ajudar na busca de um estilo de vida mais benéfico, que engloba uma alimentação equilibrada, vida social plena e espiritualidade, surge um novo profissional: o Health Coach (HC).

Para esclarecer as principais dúvidas sobre estas pessoas, suas funções e seus métodos, entrevistamos Andrea Pedrinola e Helena Bresser, coaches de saúde certificadas pelo IIN - Institute for Integrative Nutrition - e professoras de yoga formadas pelo Ciyman, em São Paulo. Confira:

1. O que é health coach?
A. e H. - É um processo no qual um mentor ou apoiador motiva o indivíduo a cultivar atitudes positivas em relação à saúde e ao bem-estar. O health coach educa e ampara o cliente na conquista de suas metas de saúde, buscando mudanças de comportamento e estilo de vida.

2. Esse tipo de prática existe em outros países?
A. e H. - É uma modalidade praticada há mais de 20 anos fora do país, principalmente nos Estados Unidos, mas que vem sendo introduzida no Brasil há pouco tempo, apenas nos últimos anos.

3. Como funciona efetivamente?
A. e H. - O objetivo é reeducar o cliente a estar em contato com os sinais do seu corpo e mente, além de transformar a alimentação na maior ferramenta de manutenção de saúde e bem-estar. O programa de acompanhamento dura seis meses, tem 12 encontros e custa em torno de R$ 3.900. No primeiro mês, realizam-se encontros semanais e, a partir do segundo mês, quinzenais. Já nas primeiras consultas, as metas de curto e longo prazo são estabelecidas. A cada sessão estas metas são reavaliadas, levando em conta o sucesso ou dificuldades para realizar as mudanças.

4. Qual a diferença de um nutricionista para o health coach?
A. e H. - Nosso trabalho tem uma abordagem holística em relação ao bem-estar, encorajando o cliente a considerar a qualidade de seus relacionamentos, do trabalho, de exercício e de espiritualidade. Não existe uma dieta, com contagem de calorias ou plano alimentar. Queremos colocar pequenas práticas na rotina para que a pessoa tenha uma vida mais gostosa.

5. Que práticas você recomendaria para uma executiva que quer ter uma vida mais feliz?
A. e H. - Uma simples caminhada de meia hora no parque, antes do trabalho, ou chegar mais cedo, uma vez por semana, para assistir a um filme com os filhos. É importante que se perceba o que está roubando a energia e a felicidade da rotina. Nos nossos encontros, o paciente sai com uma agenda de atividades. Trabalhamos em parceria com uma série de profissionais que podem ajudar nesse sentido, são professores de dança, treinadores de corrida, escolas de canto e meditação e assim por diante.

6. Quais problemas o health coach pode ajudar a resolver?
A. e H. - A todos que estejam dispostos a assumir o papel principal na mudança de comportamento físico, mental e espiritual. Fisicamente, podemos falar em redução de estresse, perda de peso, prevenção de doenças, gerar aumento de energia, maior autoconfiança e autoestima, enfim bem-estar como um todo. Além de profissionais de apoio nas atividades, temos parcerias com médicos, psiquiatras e psicólogos, profissionais que atuem no tratamento e cura de pessoas com dificuldade de digestão, síndrome do intestino irritado, úlceras, insônia, doenças cardíacas e até câncer. Trata-se de um programa completo.

Compartilhe | |