mulher_bg.jpg

Sobre Elas

Homeopatia e Tensão Pré-Menstrual

homeopatia-floral

 Síndrome Pré-Menstrual, popularmente conhecida como TPM, pode ser definida como o período cíclico antecedente à menstruação. Nesse período, sintomas físicos e psíquicos podem ser desencadeados e, geralmente, desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Porém, em algumas mulheres a TPM é interrompida somente com o fim da menstruação.

A principal causa da TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Acredita-se que há uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. Por isso, é importante ressaltar que essa síndrome acompanha a menstruação normal da mulher.

Neste cenário, a homeopatia pode contribuir no tratamento da melhora de alguns dos sintomas mais comuns e conhecidos da TPM como, por exemplo, angústia, ansiedade, cansaço da vida, humor choroso, irritabilidade, confusão mental, delírio, desespero, gritos, mau humor e medo.
Alguns dos medicamentos disponíveis para estes tratamentos são Sepia - indicado para controle da tristeza, choros, irritação -, Natrum Muriaticum - para o choro frequente - e Actea Racemosa - que pode ser prescrita para as regras abundantes e dolorosas.

Estes são alguns exemplos de sintomas e medicamentos que podem ser administrados, lembrando que não são padronizados, pois cada mulher reage de forma pessoal frente à sua TPM. O que observamos na prática clínica é que os resultados face ao tratamento homeopático são gratificantes para a mulher e, contradizendo o dito popular, a homeopatia não demora para fazer efeito. Nestes casos, com disciplina e prescrição correta, o retorno positivo pode ocorrer no mês seguinte à menstruação da paciente.

Compartilhe | |